terça-feira, 28 de junho de 2011

Poesia...Todas as cartas de amor...Fernando Pessoa


      A postagem que segue é para todos os alunos ( professores também) que já se questionaram sobre o motivo de escrever as tais "cartinhas" de amor...
      Fernando Pessoa(1888-1935), um dos maiores poetas postugueses já deixava em versos sua opinião sobre elas...Confira....



Todas as cartas de amor
Fernando Pessoa
(Poesias de Álvaro de Campos)

Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.

Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.

As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas.

Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.

Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor
Ridículas.

A verdade é que hoje
As minhas memórias
Dessas cartas de amor
É que são
Ridículas.

(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente
Ridículas.)


Álvaro de Campos, 21/10/1935
Os versos acima, escritos com o heterônimo de Álvaro de Campos, foram extraídos do livro "Fernando Pessoa - Obra Poética", Cia. José Aguilar Editora - Rio de Janeiro, 1972, pág. 399.


Heterônimos: Contituem várias pessoas que habitam um único poeta. Cada um deles a sua própria biografia, sua temática poética singular e seu estilo específico. E como se seus fragmentos múltiplos explodissem dentro do artista, gerando peesias totalmente diversas.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Quadrinhos Turma da Mônica...



Olá pessoal, lá vai algumas dicas bacanas para treinar a leitura. No site da Turma da Mônica tem muitas tirinhas e historinhas para vocês lerem, aprenderem e se divertirem. Tem também a opção de vizualizar as tirinhas em inglês, um modo divertido de aprender o idioma.


O link também vai estar disponível no item: Sites intreressantes..

Boa leitura meninada!!!


domingo, 26 de junho de 2011

3° Olimpíada Nacional em História do Brasil

 Pessoal!!! Estão abertas as inscrições (até 9 de agosto) para a 3° Olimpíada Nacional em História do Brasil, uma iniciativa do Museu Exploratório de Ciências da UNICAMP.


"Composta por cinco fases online e uma presencial, a competição envolve professores e alunos na resolução dos problemas propostos, com o objetivo de estimular o conhecimento e o estudo, despertando talentos e aptidões. A primeira fase da competição começa dia 15 de agosto. A fase presencial acontece no dias 15 e 16 de outubro, na Universidade Estadual de Campinas.
Podem participar estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história. A taxa de inscrição é de 20 reais para equipes de escolas públicas e 40 para equipes de escolas particulares.
Como nas edições anteriores, o Museu custeará com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras, a vinda de uma equipe de cada estado brasileiro para participar da fase presencial. Após a final da Olimpíada, os professores responsáveis por essas equipes permanecerão na Unicamp para realizar capacitação de uma semana.
A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro, prata e bronze e certificados de participação. A escola receberá doação de livros para o acervo da biblioteca e a assinatura da Revista de História da Biblioteca Nacional por um ano.
Sobre
A Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma realização do Museu Exploratório de Ciências – UNICAMP, concebida e elaborada por historiadores e professores de história do MC e da universidade. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.
O evento é patrocinado pelo CNPq e conta com o apoio da Revista de História da Biblioteca Nacional, da Azul Linhas Aéreas Brasileira e da TV Globo.
A 1ª Olimpíada, realizada em 2009, inscreveu mais de 16 mil participantes e reuniu cerca de duas mil pessoas na final presencial realizada na Unicamp, nos dias 12 e 13 de dezembro. No ano passado, a 2ª edição cresceu exponencialmente, tendo grande alcance nacional com mais de 43 mil participantes. A estimativa dos organizadores para 2011 é triplicar a quantidade de participantes."


O Símbolo do projeto de leitura da escola é a “Flor”. A beleza encantadora e delicada das flores fascinou os povos de todas as nações, que as produziram e cultivaram pela sua beleza e por curar doenças. Desta forma, a beleza da flor e a importância da leitura formam uma combinação harmoniosa no ambiente escolar.

sábado, 25 de junho de 2011

PROJETO: Leitura: Espaço para florescer a aprendizagem!

Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias.
 Mario Vargas Llosa - Escritor peruano foi o vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 2010.